Casa MCC / Seijo Peon Arquitectos

© Tamara Uribe
Merida, México
  • Arquitetos: Seijo Peon Arquitectos; Seijo Peon Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  543
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamara Uribe

Casa MCC / Seijo Peon Arquitectos - Mais Imagens+ 18

© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno desta casa faz divisa com um gramado de um campo de golf, posicionando a melhor vista em direção ao sudeste. Um dos desafios do projeto é que o caminho dos carrinhos de golf é contínuo ao terreno, de modo que a privacidade era um tema a se tratar já que o fundo do terreno é de apenas 40 metros. A questão principal de privacidade para os clientes era o local da piscina, uma vez que posicioná-la na parte dos fundos da casa (como é comum) ficaria muito comprometida às vistas dos jogadores de golf. A análise dessas circunstâncias contextuais, deu lugar ao planejamento do esquema de privacidade e indicou desde o princípio as diretrizes da ideia-conceito geradora do projeto.

© Tamara Uribe

Foi decidido que a casa é essencialmente uma porta ao campo. O espaço público exterior e semi-exterior se desenvolve em diferentes escalas desde o acesso, de modo que se perceba a beleza do contexto de maneira direta. Este espaço inicia com a surpresa de conter um corpo de água que se coloca por sob a grande varanda, que por sua vez, se abre em direção ao campo de golf. Um único volume está localizado à oeste, o mesmo que serve como suporte estrutural e de elementos de apoio e serviço da varanda. Este faz relação com o volume da varanda, de modo a enfatizar a diagonal principal das vistas em direção ao sudeste.

© Tamara Uribe

A varanda, que serve como fronteira entre os dois contextos, se prolonga em direção ao interior para formar a área social da casa, da qual se tem acesso a todos os ambientes, vestibulando através de uma diferença de nível e um grande móvel, conferindo privacidade à circulação entre elas. É um esquema bastante simples que permite uma vida prática e em relação direta com o contexto natural.

© Tamara Uribe

Os espaços da varanda e da área social, que se encontram contidos pela mesma envoltória de pé direito duplo, se subdividem da seguinte maneira: na planta térrea, através de folhas de vidro de correr (para sua integração); e na seção de altura dupla através de um grande mural-lâmpada. Este mural, feito de bambu, imprime um caráter particular ao espaço e funciona como elemento de destaque na composição.

© Tamara Uribe

A volumetria da casa é levada a um mínimo com forte ênfase na expressão das virtudes e ideias do espaço. Como destaque do conceito do projeto, uma leve placa de aço e madeira funciona como elemento visual de contraste que acompanha a sequência espacial principal.

Planta Baixa Superior

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MCC / Seijo Peon Arquitectos" [Casa MCC / Seijo Peon Arquitectos] 06 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-101340/casa-mcc-slash-seijo-peon-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.